CURSO: CIRCUITOS DE EXIBIÇÃO DO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE.

Sobre:

Não sabe por onde chegar ao circuito de festivais com seu curta? Quer expandir o público dos vídeos que integram sua produção artística? No atual cenário cultural, o próprio realizador é seu primeiro divulgador. Ministrado por um artista e produtor com mais de dez anos de experiência e reconhecimento no circuito de exibição independente, este é um curso para você entender onde seus projetos se encaixam, como organizar seu tempo e trabalho de inserção no circuito, e como administrar seus diferentes caminhos.

Além de compreender esse sistema, você pode enviar até 20 minutos de seu(s) projeto(s) já realizados ou em fase de finalização para receber um feedback personalizado.

Objetivo:

Apresentar aos alunos as diferentes etapas e circuitos de divulgação de um projeto audiovisual independente – festivais, mostras, exposições, internet – de forma que sejam capacitados a entrar no(s) circuito(s) de exibição que mais se adequem aos seus trabalhos.

O que vou aprender:

- Um panorama introdutório aos principais festivais, mostras e eventos relacionados ao audiovisual na atualidade;

- Onde procurar por chamadas de trabalhos (open calls) para enviar seu projeto;

- Como identificar os diferentes perfis de cada evento e planejar-se de forma realista e organizada para começar a se inscrever;

- Outras possibilidades de reconhecimento e visibilidade para seu projeto (residências, grupos de acompanhamento, divulgação planejada via internet); 

- Como organizar os materiais de divulgação: sites de artista, plataformas de exibição de vídeo, servições online para envio de arquivos, materiais complementares (stills, listas de diálogos, etc);

- A importância de divulgar seus méritos e saber lidar com as recusas;

- Para alunos que tenham projetos a apresentar: uma avaliação detalhada sobre o perfil do material e sobre quais as melhores possibilidades de difusão do trabalho.

Do que preciso?

Link de visualização de até 20 minutos de um ou mais projetos audiovisuais;

Para alunos que não desejem ou ainda não possuem projetos audiovisuais: nenhum pré-requisito.

No dia do curso, será distribuído para cada aluno um arquivo de texto (PDF e/ou impresso) com os sites, eventos e demais informações específicas citadas em aula.

Quem é o professor?

João Krefer (Curitiba, 1987) é formado em Cinema pela Universidade Estadual do Paraná – FAP/UNESPAR e integrou o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo). Atua entre cinema e artes visuais, com uma extensa produção de curtasmetragens, vídeoinstalações, GIFs e demais trabalhos visuais que já foram apresentados em mais de uma centena de festivais, mostras e exposições pelo mundo.

Realizou exposições solo no Museu Oscar Niemeyer, no Festival de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) e em uma retrospectiva dedicada à sua obra no 25º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (onde também foi júri da competição internacional, que conferiu ao escolhido como Melhor Filme uma vaga oficial de pré-visionamento ao Oscar 2016). Recebeu prêmios e reconhecimento em eventos de nichos diversos: videoarte, arte erótica, performance art, videodança, GIFs, videoclipes, videopoesia, super 8 e mídias móveis. Em 2016, seu filme “Action Painting No. 1 / No. 2” foi escolhido pelo pesquisador Hernani Heffner como um dos curtas representativos do cinema brasileiro do período 1994-2016 no Curso Petrobrás de Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrado no MAM-RJ.

Trabalhou no circuito de exibição como programador de curtas para as três primeiras edições do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2012-2014), além de curadorias realizadas para mostras e exposições no SESC Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Ateliê 397 (São Paulo) e no MINA International Mobile Innovation Screening (Nova Zelândia).

Currículo completo: http://krefer.net/cv

••

 

CIRCUITOS DE EXIBIÇÃO DO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE
com João Krefer

12 e 13 de maio

7 horas de duração

Sex: 20h-22h | Sáb: 10h-12h e 14h-17h |

Casa Tangente: R. Prefeito Ângelo Lopes, 1.653 - Hugo Lange, Curitiba - PR.

R$ 250 ou R$200 até dia 8 de maio

Formas de pagamento: depósito ou cartão de crédito (2x)