CURSO: O GIF COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Sobre:

O formato GIF (Graphics Interchange Format) tomou conta da internet em anos recentes, mas sua história já tivera início trinta anos atrás. De lá pra cá, o formato leve e prático passou por diversas fases, onde adquiriu desde finalidades publicitárias até projetos artísticos ambiciosos. Neste curso, você vai aprender mais sobre os usos crativos e inovadores que artistas visuais, fotógrafos, cineastas e poetas já conferiram ao GIF.

Objetivo:

Apresentar aos alunos um breve histórico do formato GIF através de obras singulares e impactantes, analisando sua potência expressiva e contexto histórico, realizadas com ou sem intenções artísticas prévias.

O que vou aprender:

- Um histórico sobre o uso de GIFs desde a internet 1.0 até nossa época, passando pela Net Art e demais finalidades destinadas ao formato.

- O funcionamento estrutural do GIF; suas possibilidades, particularidades e limitações.

- A utilização interdisciplinar do GIF: diálogos com o vídeo, a fotografia, a poesia visual.

- Conhecer diversos exemplos representativos de GIFs, exibidos em aula, acompanhados de análises e comentários em profundidade.

- Relação com outros formatos similares que existem ou já existiram: os trabalhos de Edward Muybridge; os primeiros filmes da história do cinema; vinhetas; videoarte em looping; animagraphs.

- Conhecer a relação do ministrante deste curso com o GIF em seu próprio trabalho, compartilhando experiências sobre a feitura, exibição e reconhecimento do formato no circuito de arte.

Do que preciso?

Papel e caneta.

Quem é o professor?

João Krefer (Curitiba, 1987) é formado em Cinema pela Universidade Estadual do Paraná – FAP/UNESPAR e integrou o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo). Atua entre cinema e artes visuais, com uma extensa produção apresentada em mais de uma centena de festivais, mostras e exposições pelo mundo. Realizou exposições solo no Museu Oscar Niemeyer, no Festival de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) e em uma retrospectiva dedicada à sua obra no 25º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Produziu, no formato GIF, obras como “ACTN.GIF”, finalista do Transnumériques GIF Awards, do festival Videoformes); “Kitty.gif”, apresentada na exposição individual “Pixel Carne”, no Ateliê 397 (São Paulo); e a série de poemas visuais “N”, exibida em exposições no Museu da Cidade de Aveiro (Portugal), Pehrspace (Los Angeles, E.U.A.) e na revista eletrônica de poesia Zunái. Recebeu menções honrosas pela série “N” na mostra de videopoesia da Desvairada – Feira de Poesia de São Paulo e pelo conjunto de seu trabalho na 2ª Mostra Nacional de GIF.

Currículo completo: http://krefer.net/cv

O GIF como expressão artística
com João Krefer

13 de maio

3 horas de duração

Sáb: 19h-22h

Casa Tangente: R. Prefeito Ângelo Lopes, 1.653 - Hugo Lange, Curitiba - PR.

R$150 ou R$130 até dia 8 de maio

Formas de pagamento: depósito ou cartão de crédito (2x)